Um dia diremos: "Deus se converteu à humanidade (às humanas)"? - de teologias e visões

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Há certas leituras hermenêuticas que precisamos parar e pensar. Engolimos muitos conceitos re-torcidos (ou distorcidos?). Muita tradição. Muitas leituras de terceiros-dogmatizados-inveterados. Muitos concílios (Ah, os concílios!). Acabamos por beber daquilo que os outros pensa(ra)m e determina(ra)m na esteira político-religiosa.

E como se foge disso? Descobrindo novos caminhos por onde percorrer destronando a tradição. Possível?

A recente obra do Professor Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro, participante desta página: "Esboços de Teologia Crítica" (Fonte Editorial), oferece, nesta direção, propostas para uma teologia (pós)metafísica e, por isso, muitas inquietações (para mim, como respostas, embora não conclusivas - como o próprio autor afirma). Para Ribeiro, esse novo horizonte já foi aberto com Marx, Nietzsche, Freud, Feuerbach... Todavia, não será uma questão de fácil argumentação por aqui, pois a metafísica lambe, neste contexto em que se diz (pós)moderno, todo o pus da ferida causada por tais pensadores. Ela brinca com os riscos. Blasfema da realidade e engana-se enganando o mundo com suas perspectivas e experiências divinas.

Qual a saída?

Escolher a melhor ideia já estabelecida no século XIX, a cabeça que melhor estrutura os conceitos dentro da realidade. E isso também não é fácil.

Até aqui, ciências humanas?!

E para as relações humanas? Difere?

É quase um caminho impossível para alguns. Poríamos em pauta o assunto da conversão? Não uma conversão no sentido de uma religião para outra, mas uma mudança de vislumbramento do sagrado. Ou, quem sabe, uma nova fronteira de pensamento sobre a relação de Deus-ciência-humanidade? Isto é, a(s) ciência(s) (humanas) como propulsora e intermediadora entre Deus e o homem. (olha a ligação aí!)

Talvez a questão mais intrigante seja permanecer no mesmo meio religioso em que se vive e se permitir a transformação de pensamento (ali dentro). Deixar as leituras mudarem o "ser" e o "Ser" equivocado - visto por nós. É deixar Deus livre, liberto. Sim, porque se, no pensamento cristão, Ele veio para libertar, acabamos por escravizá-lo nas teias institucionais e eclesiais através da hierarquia (dada de cima? humm...).

Aí, entra o Vattimo, com sua obra "Acreditar em Acreditar", uma leitura mais tranquila e relaxante do que a leitura da já referida obra de Ribeiro. (Aliás, quem lê Ribeiro antes do Vattimo, para a leitura no meio.)

(...)

Desconectar os sentidos imediatos arraigados pela tradição e crer numa manifestação da dúvida, dos novos olhares. Há que se ter uma sensibilidade aguçada para descrer do óbvio e cavar mais profundamente aquilo de que inventamos para gestar sentidos na humanidade. É mais do uma leitura (pós)metafísica para a Teologia, é uma leitura para os relacionamentos humanos.

Uma proposta: a conversão de Deus para o homem. Não é uma relação de revelações, mas de afinidades kenóticas. Não é uma relação de autoritarismos, violências, sanguinolências, mas de amizade. Uma conversão de cima para baixo. Não para implementar um modelo humano (na linguagem religiosa: mundano) para Deus, mas para trazê-lo à existência como a um Humano. Para Vattimo, a proposta seria esta. Verificar, sem deixar os ensinamentos cristãos (o Osvaldo, acho, fica doido com isso), mas aproveitar os seus ensinamentos ressignificando-os (termo-método utilizado na neuroliguística) para nosso tempo. 

Ressignificar. Ressignificar é consultar as mesmas fontes com olhos abertos. Bem abertos. Daí, senhores e senhoras, minha cabeça gira em torno destes supracitados autores e obras. Duro mesmo será conviver neste mundo-religioso sem atentar para o esvaziamento de si e esvaziamento do Si.

E como dizemos no interior: "entra pra ver".

Por: Nelson Lellis

0 comentários:

Postar um comentário